Esse vídeo é resultado de uma parceria entre o NEPSIS Educação e a Diretoria de Ensino Sul 1, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Devido ao desafio da educação à distância para professores, familiares e alunos a Diretoria de Ensino nos convidou a gravar um vídeo que pudesse acolher as dificuldades afetivas dos familiares no suporte à educação das crianças.
A proposta do vídeo foi pensada com base nos ciclos de motivação para mudança, teoria bastante utilizada nas intervenções terapêuticas breves. Essa teoria parte do pressuposto que não podemos esperar que alguém mude seu comportamento ou forma de pensar se não perceber o que precisa ser mudado antes. Para gerar reflexão ou aumentar a percepção são necessárias algumas provocações com gentileza. A confrontação direta de ideias pode gerar aversão à mensagem que queremos passar.
Também nos baseamos na comunicação não-violenta para produção do roteiro. A primeira etapa de “acolhimento” foi uma forma de expressar a escuta sobre as condições que a pandemia impõe e como podemos nos sentir diante desse desafio. As emoções nos informam o que realmente precisamos como humanos. No caso dos pais imaginamos que a raiva, irritação e tristeza sinalizem uma demanda por apoio, segurança, descanso e proteção. No caso das crianças a tristeza e desconforto supomos ser uma busca por apoio, mas também por movimento e espaço para brincar.
Com base nessa leitura sobre a situação, elaboramos o roteiro para o vídeo que aborda a vida em família nesse momento de pandemia e o desafio de dar suporte às crianças e aos familiares com quem ela convive.
Comentários