top of page
Buscar

Projeto FO-CO recebe prêmio internacional

Atualizado: 15 de abr. de 2020



EUROPEAN VARELA AWARDS 2019


Premiação internacional para jovens pesquisadores concedida pelo Mind and Life Europe às pesquisadoras do NEPSIS Educação Tatiana Amato e Emérita Sátiro Opaleye.


Em homenagem ao neurocientista e filósofo Francisco J. Varela, o Mind & Life Francisco J. Varela Grants (Varela Grants) tem sido um componente importante e integral do apoio da Mind & Life a cientistas e estudiosos contemplativos. Francisco acreditava que o treinamento contemplativo oferece novos métodos científicos modernos para investigar a experiência humana. Na sua visão, o treinamento contemplativo não apenas fornece um novo domínio para o estudo científico, mas também - e mais importante - oferece recursos para o avanço de teorias científicas e modelos de cognição, emoção e consciência.


PROJETO: PROGRAMA FO-CO: DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS CONTEMPLATIVAS E DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO CIENTÍFICA.

1: Sobre o que é o projeto premiado?

Há uma lacuna sobre programas de educação socioemocional para adolescentes no Brasil, especialmente para aqueles em maior vulnerabilidade. Nosso projeto visa preencher essa lacuna com o desenvolvimento do programa FO-CO – Formar para Conviver.

2: Qual o objetivo do seu projeto?

Desenvolver práticas contemplativas apropriadas para adolescentes no contexto brasileiro e identificar indicadores científicos e métodos para avaliação de resultados.

3: Como você planeja fazer a pesquisa?

Conduziremos workshops em escolas, utilizando o método de pesquisa-ação, combinando teorias, instrumentos, opinião do público alvo e de especialistas para planejar o protocolo de avaliação baseado no paradigma da neurofenomenologia.

4: Como as pessoas podem ser beneficiadas pelo conhecimento proveniente do seu projeto?

O diferencial deste projeto é a criação de um programa cientificamente avaliável, que associa o ensino de práticas contemplativas não apenas para o bem estar, mas para uma educação que promove melhores conexões entre as pessoas, melhora nos relacionamentos interpessoais, ética e menos violência consigo e com os outros.


Comments


bottom of page