â
O Brasil é o 7º país mais desigual do mundo. Ao mesmo tempo, apresenta níveis crescentes de violência, as taxas de homicídio aumentaram 24%; 35,1% quando se considera apenas a faixa etária de 15 a 29 anos, sendo a primeira causa de morte nessa faixa etária. Não é de surpreender que 1 em cada 3 alunos no Brasil manifeste transtornos mentais comuns; pelo menos 10% a mais do que a prevalência na Inglaterra e nos EUA.
â
As estatísticas citadas sugerem os grandes desafios da próxima geração de brasileiros e um cenário que mostra necessidade de Cultura de Paz. Isso é particularmente importante em relação aos jovens, pois eles são ao mesmo tempo as principais vítimas e os agentes com maiores possibilidades de transformação interior e social para o futuro.
â
O diferencial do projeto FO-CO é a criação de um processo de educação cientificamente embasado e possível de ser avaliado que associa o ensino de práticas contemplativas não só para o bem-estar, mas para uma educação mais ampla que proporciona maior conexão entre as pessoas, cultura de paz, ética, não violência e uma vida compassiva. Da mesma forma, será um programa gratuito e universal com potencial para se disseminar em um país de dimensões continentais com desafios de desigualdade social e violência.
â
A proposta é direcionada às escolas públicas e envolve também a formação de educadores para promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos e seus familiares. O foco do projeto será o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, comunicação não violenta e práticas contemplativas.
â
O projeto inclui entrevistas, grupos focais, reuniões com especialistas, professores, alunos e familiares, além de oficinas para alunos, familiares e educadores. A proposta será construída com base na experiência da população e nas evidências científicas disponíveis.
â
â
FO-CO - FOrmar para COnviver
FINANCIAMENTOS
Clique para download.
EBOOK
Este e-book é uma das iniciativas do projeto FO-CO (Formar para Conviver), cujo objetivo é promover uma convivência mais compassiva entre as pessoas, nos ambientes educacionais e familiares.
â
Conviver com as emoções é a habilidade de reconhecer, aceitar e expressar o que sentimos independente de gostarmos ou não. Não podemos controlar o que sentimos, mas podemos escolher o que fazer com as nossas emoções. Por isso, reconhecer a emoção que está presente e saber usar as palavras ou outra linguagem para expressá-la é uma habilidade fundamental para a convivência.
O e-book foi idealizado como material de apoio às oficinas Conviver com as Emoções, trazendo conceitos sobre convivência e conexão, regulação emocional, diferença entre fatos e julgamentos e necessidades humanas universais. Tudo isso contribui para que possamos conviver e cultivar relações com maior compaixão e empatia entre as pessoas.
â
Boa leitura!